quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saiu no Diário de Natal



Muito

Edição de sexta-feira, 30 de abril de 2010 
A regra sem exceção estreia hoje em Santa Cruz
Momento é tido como marco na cidade ao possibilitar aos jovens integrantes a inserção no universo das artes



De hoje a domingo, às 20h, um fato raro acontecerá no teatro municipal de Santa Cruz: um grupo de teatro formado por atores e técnicos da própria cidade chegam a público, depois de um processo de quase seis anos. A estreia de "A regra sem exceção", livre adaptação do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, marca um passo importante para o grupo A Coberta. À primeira vista, parece ser só mais um grupo de teatro do interior do Rio Grande do Norte a se apresentar. No entanto, a história desses artistas é construída com uma crença de que é possível ser um profissional de teatro em uma cidade com menos de 100 mil habitantes.



O espetáculo de estreia do grupo A Coberta é baseado em Bertolt Brecht Foto: A Coberta de Teatro/Divulgacao
De acordo com Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira, em Natal, o processo de formação e desenvolvimento do grupo nasceu 2004, quando ele próprio chegou à cidade para ministrar uma oficina de iniciação teatral. Ali surgia o contato com Henrique e com a Casa da Ribeira, que é mantido até hoje. O grupo é formado por Emisandra Santos, Edmilson Rocha, Ana Cláudia Batista e Fábio de Souza. Edmilson e Emisandra foram os primeiros a buscar mais conhecimento depois daquela primeira oficina.


"Eles vinham a Natal, duas vezes por semana para participar de cursos livres de teatro. Atuaram inclusive em grupo daqui", disse Henrique Fontes. Em 2009, o grupo, já mais organizado, convidou Henrique para dirigir uma peça que eles escolheriam. Depois de meses de pesquisa e estudo, a peça escolhida foi "A Exceção e a Regra". "Então, desde setembro passado, esses jovens se dedicam à arte de tornar visível o invisível, dando possibilidade àquilo que todos diziam ser impossível", frisou.

Um comentário:

  1. boa tarde a todos que fazem a coberta de teatro, admiro muito o trabalho de vçs,sei o quanto e dificil fazer teatro,mas vçs tem um força de vontade um brilho forte e o mas importante; humildade e sinceridade, tenho certeza que irão arazar, quero ver o proximo espetaculo o mas rapido possivel. merda a todos.

    ResponderExcluir