História do Grupo

       A Coberta de Teatro é a realização de um sonho que vem sendo amadurecido há alguns anos através de pesquisas e experimentos e, construído em busca da profissionalização na arte teatral e por sua sustentabilidade na cidade de Santa Cruz, região do Trairy, Rio Grande do Norte. Sonho nascido através da oficina de iniciação teatral jogo e dramaturgia, ministrada pelo diretor, dramaturgo e ator Henrique Fontes, foram alimentados e hoje todos os integrantes do grupo trabalham e estudam teatro.
      Sediado na cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, o grupo tem suas bases iniciais  ligado ao teatro de rua , mas busca novas linguagens. Sempre em contato com grupos e espetáculos e dedicação constante, alimentou o desejo de formar o grupo e montar o primeiro trabalho estreado no início do mês de maio, uma comemoração ao dia do trabalhador, com o texto de Brecht.       O grupo tem um texto pesquisa NOSSA SENHORA DAS ALMAS que logo estará nos palcos com mais uma montagem infantil, outro objetivo do grupo, além de fazer um projeto de circulação e um festival de teatro em Santa Cruz.



 TRABALHOS
                                              
    O grupo já produziu o Espetáculo O TEMPO DA CHUVA, texto e direção de Henrique Fontes, em Santa Cruz, pelo grupo BEIRA DE TEATRO. O espetáculo comunicava as inquietudes humanas e o medo da morte inevitável a qualquer ser humano. O grupo Beira de teatro, além de realizar dois espetáculos, ministrou oficinas de teatro e recreação para atores e professores da rede municipal de santa Cruz.
    POBRES DE MARRÉ outro espetáculo trazido pelo A Coberta de Teatro à Santa Cruz, também foi outro texto de dramaturgia do Henrique,  apresentado em Santa Cruz.O espetáculo revela os sem-teto, pessoas que a sociedade torce o nariz e fecha os olhos fingindo não ver. Em “Pobres de Marré” o absurdo da realidade inventado por Maria e Dasdô mexe criticamente com o espectador levando-o a refletir sobre o drama dessas mulheres  anônimas.



         
 
Oficina ministrada pelo grupo "Beira de Teatro"



O ESPETÁCULO

    O espetáculo “A REGRA SEM EXCEÇÃO,” é a nossa primeira montagem e uma adaptação da obra de Bertolt Brecht .  Em nossas viagens no mundo de vários autores e textos diversos, resolvemos montar Brecht, que tem uma linguagem universal e sua obra revela muito da nossa sociedade ainda hoje. No entanto, o que mais nos chama a atenção desse autor Alemão é a dimensão pedagógica de suas obras teatrais. A sua proposta de distanciamento e de tirar o espectador da passividade, também é um desafio de experimentos para o grupo.     A história da peça acontece quando um comerciante fecha uma empreitada e sai para atravessar o deserto em busca de petróleo. Contrata uma guia e uma carregadora para a travessia, obcecado  pela ganância do dinheiro e diante dos obstáculos e da concorrência dessa aventura gananciosa e trágica, esquece -se algo muito importante, a pessoa enquanto ser humano e, leva-nos a discussão das injustiças sofridas por aqueles que  resolvem questionar.